EnglishPortugueseSpanish

GERCOOP

Cresol forma a primeira turma do curso de Gerenciamento de Cooperativas de Crédito

A noite da última terça-feira, 23, foi marcada por muita emoção para os Conselheiros Presidentes das cooperativas Cresol que receberam o certificado de conclusão do curso de Gerenciamento de Cooperativas de Crédito (Gercoop), e para os colaboradores da Central Cresol Baser e do Instituto Infocos que estiveram envolvidos durante toda a capacitação.

O curso, que já tem a segunda edição em andamento, é desenvolvido com a parceria da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e tem por objetivo oferecer informações técnicas específicas de instituições financeiras cooperativas, garantindo um aprofundado conhecimento para o conselheiro que, consequentemente, vai assegurar uma gestão de qualidade na cooperativa.

No total, 46 participantes concluíram o curso de oito módulos que teve, além de encontros presenciais, atividades complementares na modalidade a distância (EaD), contemplando exercícios, trabalhos, fórum de debates e avaliações. Os oito módulos trabalharam assuntos ligados ao Sistema Financeiro Nacional; Fundamentação do Cooperativismo; Normativas para Cooperativas de Crédito; Governança Cooperativa Cresol; Operacionalização das Políticas de Crédito de Repasse; Gestão de Risco de Crédito; Gestão Estratégica de Pessoas; Gestão de Singulares e Postos de Atendimento e elaboração do Plano de Ação.

Na manhã de terça-feira a primeira turma do curso apresentou o Plano de Ação Cooperativo, desenvolvido de forma individual pelo participante durante o último módulo do curso. As apresentações foram divididas em cinco bancas que avaliaram os projetos levando em consideração a relevância do plano; domínio da temática; clareza e objetividade; coesão e viabilidade.

Certificação

Durante a noite aconteceu o ato oficial de entrega dos certificados. A abertura foi realizada pelo Diretor Secretário do Instituto Infocos, Alzimiro Thomé, que também participou do curso. Thomé iniciou agradecendo a todos que estiveram envolvidos durante a capacitação e destacou a dedicação e o empenho da turma. “Este é um momento de comemoração e de compartilhar o conhecimento adquirido durante o curso, pois tenho certeza que esse certificado tem um valor muito expressivo para todos. Obrigado aos educandos pela participação, ao Sistema Cresol Baser e ao Instituto Infocos pela dedicação com que conduziu o curso para que fosse desenvolvido com muita qualidade, e que agora passa a ser referência para a nossa Confederação e para o cooperativismo de crédito no Brasil”, destacou Thomé.

O representante da primeira turma do Gercoop, Conselheiro Presidente da Cresol Leste Paranaense, Renato Hilmann, em um discurso emocionante, destacou a importância do curso para os presidentes. “Quero relatar em nome de cada um que participou do curso o quanto foi e está sendo gratificante essa capacitação. Eu mesmo já estava há 20 anos sem estudar, foi um desafio enorme, mas inovador e hoje me sinto honrado por adquirir esse conhecimento e também por poder levar ele para minha equipe na cooperativa”, relatou Hillmann.

O Diretor Superintendente da Central Cresol Baser e também Conselheiro do FGCoop, Adriano Michelon, destacou o empenho que todos tiveram para passar por essa grande transformação. “Nós acompanhamos os desafios que vocês enfrentaram para voltar a estudar, e isso de fato nos emociona e nos faz pensar o quanto o cooperativismo solidário vale a pena. Quero parabenizar os formandos desta noite e dizer que no cooperativismo solidário da Cresol, Juntos Somos Fortes”, sublinhou Adriano.

Luiz Levi Tomacheski, Conselheiro Presidente da Central Cresol Baser e também formando da noite, agradeceu aos colegas de curso e a todos que colaboraram para que a capacitação fosse um sucesso. “Essa é uma noite muito importante em nossas vidas e por esse motivo quero agradecer a toda equipe que não mediu esforços para que o curso tivesse essa qualidade. Nós, enquanto estudantes, entendemos o quanto essa qualificação é necessária e o quanto de conhecimento ela trouxe a essa turma que se desafiou e deu o seu melhor para estar aqui nesse momento tão importante”, disse o Presidente da Central Cresol Baser.

Por fim, Osmar Ambrósio, vice-reitor da Unicentro, destacou a importância de levar esse conhecimento até os responsáveis pelas cooperativas. “Sentimos orgulho por ver que um trabalho está sendo bem feito, pelo aprendizado que está sendo passado, pois quando as cooperativas crescem o Brasil cresce junto. Parabenizo a Cresol e a vocês formandos por desenvolverem esse curso tão importante, por se desafiarem a conquistar este certificado. Tenho certeza que vocês vão levar para suas cooperativas muito do que aprenderam no curso e com a convivência com os colegas. Esse certificado é a garantia do preparo adicional que vocês tiveram, e o próximo passo é usar esse conhecimento da melhor maneira possível para o benefício da comunidade”, finalizou Osmar Ambrósio.

Após os discursos, os 46 formandos receberam os certificados e confraternizaram com a equipe de colaboradores da Central Cresol Baser e do Instituto Infocos.

 

Acesse as fotos da Formatura e das Bancas
 

Cadastre-se para receber
nossos conteúdos

logo_white

Instituto de Formação
do Cooperativismo Solidário

Rua Ernesto Sanderson, 101 – Industrial
85601-657 – Francisco Beltrão – PR

© Todos os direitos reservados – Cresol Instituto – 2020 |
Criação de sites pela Agência de Marketing Digital Orgânica Digital.