EnglishPortugueseSpanish

Formação

Em Minas Gerais, Cresol entrega de certificados do Programa Agentes Comunitários de Desenvolvimento

Nos dias 06, 07 e 08 de abril, durante as Assembleias Gerais Ordinárias das Cooperativas Cresol de Araponga, Fervedouro e Tombos, aconteceu a entrega dos certificados das primeiras turmas do Programa de Agentes Comunitários de Desenvolvimento Cresol no estado. Essa primeira turma formou 58 agentes que obtiveram participação mínima durantes os três anos do Programa. No período foram abordados diversos temas como: papel do agente comunitário de desenvolvimento, introdução ao Cooperativismo Solidário, questão agrária brasileira, uso indiscriminado de agrotóxicos, políticas de crédito agrícola, educação financeira, cadeias de comercialização, gestão da propriedade entre outros temas envolvendo o cooperativismo de interação solidária, desenvolvimento sustentável, agroecologia, agricultura familiar.

Criado no Sudoeste do Paraná, no ano de 2000, após quatro anos de abertura das primeiras cooperativas, o Programa surgiu a necessidade de expandir as conquistas com as políticas de crédito e fortalecimento organizativo e de formação, a partir da estrutura organizativa e social das cooperativas e entidades parceiras.

O Sistema Cresol, visando promover o desenvolvimento local e a sustentabilidade institucional e atender o Planejamento Estratégico Participativo (PEP), durante esses anos intensificou as estratégias de formação e desenvolvimento de lideranças por meio do Programa de Agentes Comunitários de Desenvolvimento, promovendo a formação de líderes competentes e comprometidos em fortalecer a atuação cooperativista. O Programa dos Agentes Cresol é uma ação institucional a ser desempenhada em todas as Cooperativas e Postos de Atendimento do Sistema, com o objetivo de estimular a participação dos associados e da construção e formação de novas lideranças.

Atualmente, o Programa é ofertado em mais de 56 Cooperativas do Sistema, de 09 estados, com mais de 1000 agentes participantes com objetivo de estimular a participação dos associados e formação de novas lideranças. No próximo mês de maio inicia a segunda turma do Programa no estado, com expectativa de no mínima 140 agentes, divididos em diversos grupos formados, no mínimo, por 10 agentes por unidade de Atendimento Cresol.

Cadastre-se para receber
nossos conteúdos

Instituto de Formação
do Cooperativismo Solidário

Rua Ernesto Sanderson, 101 – Industrial
85601-657 – Francisco Beltrão – PR

© Todos os direitos reservados – Cresol Instituto – 2020 |
Criação de sites pela Agência de Marketing Digital Orgânica Digital.