EnglishPortugueseSpanish

Cresol dá passo importante para fortalecer a intercooperação

O Infocos Agri-agência atua no desenvolvimento de parcerias nacionais e internacionais

Desde 2018 a Cresol passou a atuar, por meio do Infocos Agri-agência, no fortalecimento da intercooperação entre as organizações cooperativas da América Latina, contribuindo com o desenvolvimento de parcerias internacionais e nacionais para a inclusão financeira e desenvolvimento da capacidade de gestão e governança das organizações da agricultura familiar e economia solidária.

O Infocos AA é uma organização não governamental ligada ao Cresol Instituto e mandatada pela Cresol e a Unicafes, e faz parte da Agricord que é uma rede de agri-agências que atua por meio da cooperação. Hoje essas instituições dão um passo importante para fortalecer a intercooperação.

“Neste ano de 2020 as primeiras conquistas do Infocos AA foram comemoradas pelo Sistema Cresol. Uma delas foi o projeto Coopera Nordeste que vai atender 20 cooperativas da agricultura familiar da Unicafes nos estados do Rio Grande do Norte e Ceará, com o objetivo de fortalecer a capacidade de gestão, governança e o acesso ao mercado”, explicou José Vandresen, gerente do Cresol Instituto e membro do Conselho da Agricord.

O Coopera Nordeste receberá recursos da parceria entre Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA) por meio do projeto de apoio e acesso ao mercado AKSAAM.

A segunda conquista é a aprovação do primeiro projeto de cooperação internacional. O projeto Aprendizagem Integradora para a Inclusão Financeira de Mulheres e Jovens no Equador visa fomentar a inclusão financeira desse público e fortalecer a capacidade de formação das organizações equatorianas beneficiárias. A ação foi financiada pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) via Agricord e receberá uma doação de mais de R$ 3,7 milhões.

“Neste projeto está prevista uma intensa troca de conhecimentos entre as cooperativas de crédito equatorianas e a Cresol. Os programas e as metodologias de formação do Cresol Instituto, como a Plataforma EaD, serão adaptados para a realidade equatoriana”, destacou José.

Outros projetos estão sendo desenvolvidos e, em breve, vão contribuir para a inclusão financeira no Peru e na Amazônia Legal, além de proporcionar oportunidades sustentáveis de trabalho e renda em uma realidade pós o Covid-19.

A Cresol, ao longo dos seus 25 anos, teve muitas contribuições de parceiros internacionais que trouxeram crescimento para o Sistema e para os cooperados. Hoje, ela também apoia, por meio das suas organizações, às instituições que geram desenvolvimento e inclusão financeira para pessoas do campo e da cidade.

Cadastre-se para receber
nossos conteúdos

Instituto de Formação
do Cooperativismo Solidário

Rua Ernesto Sanderson, 101 – Industrial
85601-657 – Francisco Beltrão – PR

© Todos os direitos reservados – Cresol Instituto – 2020 |
Criação de sites pela Agência de Marketing Digital Orgânica Digital.