EnglishPortugueseSpanish

Cooperativismo Europeu

Cresol realiza intercâmbio na Academia Alemã das Cooperativas

Uma prática constante da Cresol nesses mais de 22 anos de atuação no cooperativismo de crédito é a busca pelo conhecimento e capacitação de seus quadros internos e externos. Neste mês de outubro mais um grupo de gerentes e diretores executivos do Sistema Cresol participa de um intercâmbio para conhecer o sistema cooperativo financeiro alemão com o intuito de aprofundar conhecimentos sobre as práticas cooperativas adotadas naquele país.

O grupo que participa desse intercâmbio é formado por colaboradores que se destacaram no Projeto de Sustentabilidade Cresol em suas agências, com ações e planejamento para o crescimento e atingimento das metas, além do colaborador ganhador do Projeto “Compartilhe sua ideia com a Cresol”.

O intercâmbio está ocorrendo na Academia Alemã das Cooperativas (ADG), onde o grupo está conhecendo o modelo cooperativista implantado no país, além de sua trajetória que se consolidou com a maior expressão no cooperativismo de crédito mundial. As cooperativas alemãs desenvolvem um trabalho a partir de modernas tecnologias e, principalmente, com foco no relacionamento pessoal, já que o banco cooperativo está presente no dia a dia de grande parte da população.

As aulas acontecem no Castelo de Montabaur, onde os intercambistas também realizam um curso sobre Estratégias para Gestão de Recursos Humanos. No final da semana os colaboradores se deslocam para Madrid, na Espanha, onde conhecem o Museo del Seguro e as exposições da Fundação Mapfre, outra grande parceira do Sistema Cresol.

Para o Assessor Executivo da Central Cresol Baser, Pablo Guancino, que acompanha o grupo, os intercâmbios são fundamentais para o crescimento dos colaboradores e também para compartilhar experiências cooperativistas. “Por esse motivo premiamos as cooperativas que se destacaram no projeto Sustentabilidade Cresol e que conseguiram cumprir com o planejamento do ano de 2016”, disse. Para finalizar Guancino destacou a importância da gestão e dos estudos realizados pelo grupo, classificando a troca de experiências como fundamental para o sucesso do empreendimento cooperativo.

A Cresol tem uma grande história de parcerias internacionais as quais foram fundamentais para o crescimento do sistema e do cooperativismo solidário no Brasil e o propósito é continuar com o projeto e dar ainda mais oportunidades para os dirigentes e colaboradores conhecerem estratégias e iniciativas do sistema financeiro e cooperativista europeu.

Academia Alemã das Cooperativas – ADG

A ADG é considerada um exemplo em todas as questões relativas à qualificação. Sendo uma das principais escolas de negócios na Alemanha, é eleita por Bancos Cooperativos e Cooperativas, como fonte de gestão de alta qualidade e formação em cursos, seminários, workshops e fóruns sobre os temas atuais.

As aulas ocorrem no Castelo de Montabaur, uma estrutura que compreende pousadas e edifícios para seminários. A primeira menção do Castelo é do ano de 959. Na estrutura, em 2016, a ADG ofereceu um total de 1.500 eventos com cerca de 52.000 seminários para bancos, cooperativas agrícolas e comerciais. Eles foram visitados por mais de 21.300 participantes, que passaram um total de mais de 71.800 pernoites.

 

Cadastre-se para receber
nossos conteúdos

logo_white

Instituto de Formação
do Cooperativismo Solidário

Rua Ernesto Sanderson, 101 – Industrial
85601-657 – Francisco Beltrão – PR

© Todos os direitos reservados – Cresol Instituto – 2020 |
Criação de sites pela Agência de Marketing Digital Orgânica Digital.