Projeto Cooperativa na Escola elege nova diretoria em Escola do Campo de Coronel Vivida
A Cresol União dos Pinhais de Coronel Vivida/PR foi escolhida em 2016 para participar do projeto piloto Cooperativa na Escola, um projeto integrante do Programa Um Olhar Para o Futuro.
Com o andamento das atividades, a percepção e o entendimento sobre o novo projeto foram clareando e surgiu a CEPAK – Cooperativa Educacional Pública Alunos da Kenedy. Uma cooperativa simbólica experimental desenvolvida para que os alunos participantes do projeto tenham a oportunidade de exercitar na prática os conteúdos teóricos.
Em seu primeiro semestre de funcionamento a cooperativa desenvolveu algumas atividades em prol da escola e dos alunos, dentre elas a Ciranda da Leitura, projeto que consiste na elaboração de um local para abrigar livros que ficam disponíveis para leitura, tanto no intervalo de aulas quanto para serem levados para casa e compartilhados com familiares.
De acordo com a cooperativa, foi visível o comprometimento das crianças em cuidar e fazer o controle de quem levava os livros, mas a surpresa maior foi vê-los executando ações que até mesmo os adultos têm dificuldades em certos momentos, como no caso da constituição da assembleia, criação de estatuto, regimento interno e elaboração da logomarca da cooperativa.
Atualmente, o projeto está em pleno andamento, com a eleição de novos diretores e elaboração de novas ações a serem realizadas na escola durante este ano. A nova direção executiva da cooperativa CEPAK ficou assim composta: Diretora Presidente Kauane da Silva Lima; vice-presidente Renan Gabriel Ramos e secretária Ana Cruz Silva.
A nova presidente afirmou que está ansiosa com as atividades que terá que desenvolver durante esse ano. “Agora terei que acordar cedo, vir para escola pela manhã e elaborar as atividades que vamos desenvolver durante o ano”, disse.
A professora Elizangela Dallacorte, que está no programa Um Olhar Para o Futuro desde 2012, comentou que as atividades desse projeto iniciaram em agosto passado na cooperativa, e por esse motivo tiveram pouco tempo para desenvolver as ações durante o ano. “No ano passado todos os alunos se envolveram com as atividades propostas e, com certeza, a maior surpresa foi com a elaboração das atas das reuniões da cooperativa, onde houve uma grande dedicação”, afirmou a professora.
Para o Agente Infantil e diretor da Cresol, Vilmar Bombana, a maior preocupação era com relação a aceitação do projeto pela cooperativa, pela escola e pela comunidade escolar, além da compreensão por parte dos alunos. “Imaginamos que por se tratar de crianças poderiam não conseguir desenvolver algumas atividades, mas os alunos nos surpreenderam e criaram até um regimento para controle dos livros no projeto Ciranda da Leitura”, destacou o diretor.
O presidente da Cresol União dos Pinhais, Ivan Duarte, disse que para a cooperativa é uma honra ser escolhida para fazer parte do projeto, visto que apenas duas cooperativas do sistema Cresol foram escolhidas para realizarem o piloto. “A avaliação desse primeiro ano é bem positiva, e como estamos entre as duas cooperativas escolhidas para desenvolver o projeto piloto, nos sentimos privilegiados”, comentou Duarte que também afirmou estar muito feliz com os resultados. “Ao criarem uma cooperativa, as crianças vivenciaram uma experiência única e também levaram o cooperativismo até suas famílias e a comunidade”, finalizou.
Instituto de Formação
do Cooperativismo Solidário
Rua Ernesto Sanderson, 101 – Industrial
85601-657 – Francisco Beltrão – PR
contato
Telefone: (46) 3520-1959
Email: contato@cresolinstituto.org.br
© Todos os direitos reservados – Cresol Instituto – 2020 |
Criação de sites pela Agência de Marketing Digital Orgânica Digital.