Cresol Instituto

EnglishPortugueseSpanish

Nossa Atuação

Juntos

Nossa essência é estar próximo e fazendo do relacionamento o nosso diferencial. Para isso, nossa atuação se dá por meio de ações de engajamento entre cooperativa e comunidade.

E assim, se dá o programa JUNTOS, o Programa de Relacionamento da Cresol com cooperados e comunidade, o que reúne uma série destas ações.

  • Cooperar
  • Vivenciar
  • Liderar
  • Participar

Vamos Juntos Cooperar

Ao ingressar na cooperativa, o Cooperado pode acessar uma série de recursos educacionais que lhe apresentarão sua cooperativa, direitos e deveres como dono neste negócio.

Este momento de acolhida é feito com o suporte de kit do novo cooperado, curso EAD, e demais recursos que despertam no cooperado o senso de pertencimento ao empreendimento cooperativo.

Educação Cooperativista e Financeira em Escolas

Estes projetos têm como essência despertar na criança e desenvolver nelas o senso da cooperação e de bem estar financeiro desde a infância. Esta é uma das preocupações do cooperativismo, e para isso, são os projetos desenvolvidos com crianças e jovens em idade escolar, em parceria com escolas:

  • Mesadinha e sua turma

  • Um olhar para o Futuro

  • Juventude Cooperativista
Clique aqui, baixe os projetos, e entre em contato com a Agência Cresol mais perto de sua escola.

Jovens em seus empreendimentos e mercado de trabalho

Preocupados com a sucessão do cooperativismo e futuro dos jovens, o Cresol Instituto tem atuado fortemente em projetos que visam engajar e preparar os jovens para o mercado, para a sucessão do agronegócio e conhecedores do modelo cooperativo empreendedor. Neste sentido, desenvolvem-se projetos contínuos com grupos específicos de jovens que são:

  • Juventude Conectada

  • Jovens Líderes

Empreendedorismo

Atuamos com a formação de técnicos, que prestam assessoria aos cooperados e seus empreendimentos, visando proporcionar a melhora nos seus negócios e empreendimentos visando a sustentabilidade.

Uma de nossas experiências é o projeto Rota da Gestão, que contribui significativamente para a alavancagem dos negócios dos cooperados.

Liderança Cresol

A formação de lideranças nas Agências é uma estratégia de governança muito presente nas cooperativas Cresol. Para isso, temos projetos que visam capacitar os cooperados para o exercício do papel de representante de um grupo de cooperados e fomento do cooperativismo local.

Neste sentido, contamos com dois processos estruturados, que são:

  • Preparação de Líderes Cresol

  • Trajetória de Formação de Lideranças de Base das Agências

Disseminamos a essência do cooperativismo para fomentamos do exercício da cooperação, da participação e da democratização das decisões. Assim, as Assembleias Ordinárias e Extraordinárias tornam-se não apenas um espaço formal, mas um espaço de cooperação viva.

Universidade do Conhecimento

Atuamos também no apoio e subsídio à educação corporativa das centrais e cooperativas para a qualificação dos colaboradores, executivos e conselheiros, com a aplicação de metodologias presenciais e à distância. Essa atuação se dá por meio

da roteirização, elaboração e customização de conteúdos técnicos, além de possibilitar o uso de tecnologias, visando a profissionalização e fomento a cultura da Cresol.

Consiste no processo de acolhida do novo colaborador que contribui para a socialização e integração ao modelo cooperativo. Aqui, nosso fornecimento de orientações e materiais entregues ao colaborador no seu primeiro dia de trabalho, realização de cursos EAD, e que são realizados pelo gestor direto. Também há neste processo uma importante ação que é a Integração presencial, onde o aculturamento é ainda maior.

Variado entre recomendações de formações presenciais e à distância, trata-se de um conjunto de orientações de cursos de qualificação necessários para a aquisição e produção do conhecimento necessários para cada cargo, que varia conforme as funções que desempenha, considerando os conhecimento e habilidades desejados.

Temos como premissa que o cooperativismo se fortalece quando o conhecimento se constrói e multiplica. Por isso uma das nossas grandes estratégias é a produção de conteúdos e formação de multiplicadores para que sejam agentes de transformação dentro das suas cooperativas.

A gamificação é uma importante estratégia para a garantia do aprendizado e engajamento dos participantes nos processos de formação. Para isso, contamos com jogos e interatividade, seja ele virtual ou presencial.

O Cresol Instituto contribui significativamente com este tema, a exemplo disso é este projeto que forma colaboradores para que sejam educadores financeiros e nos seus atendimentos aos cooperados e comunidade, contribuam para escolhas de forma consciente na tomada de melhores decisões financeiras.

Por meio de parceria com Universidades, ofertamos cursos de especializações e MBAs in company, visando a maior qualificação dos conselheiros e colaboradores para a governança e gestão das cooperativas.

Nossos projetos com conselheiros qualificam pessoas que desejam fazer parte dos conselhos das cooperativas, e também durante todo seu mandato pós eleição. Por meio de cursos de Candidatos, Eleitos Administrativos e Fiscais, Gercoop, Webinars, entre outros, os conselhos aperfeiçoam-se periodicamente para a melhor gestão das cooperativas.