Agentes

Em Goiás, Cresol realiza aula inaugural da 1ª turma do Programa Agentes no estado

Na manhã de quinta-feira, 10 de agosto, aconteceu no município de Orizona, estado de Goiás, a aula inaugural da primeira turma de Agentes Comunitários de Desenvolvimento Cresol no estado. Em parceria com a Escola Família Agrícola de Orizona (EFAORI), 25 agentes participaram da aula sobre os fundamentos e princípios do Cooperativos solidário, a história da Cresol e o papel do agente comunitário de desenvolvimento.

O Conselheiro Presidente da Cresol Estrada de Ferro, Luiz Antônio Fernandes, destacou a importância de espaços de formação e trocas de experiências que estimulam o debate sobre o desenvolvimento. Segundo o presidente o programa será de extrema importância para a formação de lideranças para as organizações da agricultura familiar e também para a expansão do Cooperativismo solidário no estado de Goiás.

Criado no Sudoeste do Paraná, no ano de 2000, após quatro anos de abertura das primeiras cooperativas, o Programa surgiu a necessidade de expandir as conquistas com as políticas de crédito e fortalecimento organizativo e de formação, a partir da estrutura organizativa e social das cooperativas e entidades parceiras.

O Sistema Cresol, visando promover o desenvolvimento local e a sustentabilidade institucional e atender o Planejamento Estratégico Participativo (PEP), durante esses anos intensificou as estratégias de formação e desenvolvimento de lideranças por meio do Programa de Agentes Comunitários de Desenvolvimento, promovendo a formação de líderes competentes e comprometidos em fortalecer a atuação cooperativista. O Programa dos Agentes Cresol é uma ação institucional a ser desempenhada em todas as Cooperativas e Postos de Atendimento do Sistema, com o objetivo de estimular a participação dos associados e da construção e formação de novas lideranças.

Atualmente, o Programa é ofertado em mais de 56 Cooperativas do Sistema, de 09 estados, com mais de 1200 agentes participantes com objetivo de estimular a participação dos associados e formação de novas lideranças. Para o próximo ano a Cresol estrada de Ferro planeja criar mais duas turmas nos municípios de Vianópolis e Silvânia, ambas áreas de atendimento da Cresol.

Cadastre-se para receber
nossos conteúdos

logo_white

Instituto de Formação
do Cooperativismo Solidário

Rua Ernesto Sanderson, 101 – Industrial
85601-657 – Francisco Beltrão – PR

© Todos os direitos reservados – Cresol Instituto – 2020 |
Criação de sites pela Agência de Marketing Digital Orgânica Digital.